top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorRita Lino

Livro de Artista

Olá!

Como última proposta de trabalho, foi sugerido que fosse elaborado um livro de artista.

Deste modo, decidi que o meu livro de artista seria algo feito para mim.

Como gosto bastante de caderninhos escritos à mão, optei por elaborar o meu próprio caderninho, tendo-o preparado manualmente, quer a nível de costura da lombada, quer a nível de decoração.


Capa do Livro de Artista

Para a decoração utilizei recortes de revistas e realizei algumas colagens simples, pois, para além de ser uma técnica com a qual me identifico, queria que o caderninho fosse crescendo lentamente, pedacinho por pedacinho.


O título do meu livro é "Pelos teus Olhos", pois quis retratar-me através dos olhos das pessoas que lidam comigo: familiares, amigos, colegas, professores,...


A premissa era simples: cada pessoa escolhida poderia retratar-me de uma forma livre (poderiam usar palavras, imagens, esquemas, desenhos,...).


Deixei apenas uma nota introdutória nas primeiras páginas do livro para que cada pessoa pudesse contextualizar-se perante a "tarefa" que eu estava a pedir. Esta proposta acabou por se tornar num trabalho coletivo, onde várias mãos trabalharam para me oferecerem esta pequena relíquia.


Nota Introdutória

Ao longo da elaboração deste livro, fui-me apercebendo do carinho com que sou tratada diariamente por várias pessoas. Este livro tornou-se bastante pessoal, pois demonstrou tratar-se de uma forma de comunicação das pessoas para comigo.


Cada um expressou-se na sua forma mais característica e própria. Deste modo, consigo identificar cada um sem ler o nome ou a assinatura.


Tendo ficado este livro totalmente revestido de um carácter pessoal, emocional e íntimo, decidi que não iria colocar todo o livro em formato digital, pois, algumas das pessoas acabaram por me pedir para ser apenas eu a ler o que estava escrito. Deste modo, fiz uma simples montagem com algumas partes do caderninho.



A elaboração deste Livro de Artista permitiu-me crescer enquanto ser humano, para além de me permitir ter acesso a diferentes olhares sobre mim.


Gostaria de agradecer em especial a todos os que contribuíram para que este caderninho se tornasse em algo tão especial. Obrigada! :)

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Blog: GetSubscribers_Widget
bottom of page