top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorRita Lino

Mapa Conceptual


Olá!

Como proposta inicial de trabalho em Meios Digitais, foi sugerida a elaboração de um mapa conceptual.

Mapa Conceptual sobre Dança

A minha ideia inicial era criar um mapa conceptual sobre dança. Quando comecei a elaborar o mapa, percebi que, apesar de a dança representar uma das minhas grandes paixões, o mapa não estava a refletir a minha vivência pessoal: estava, meramente, a reunir e relacionar informação que eu possuía.

Então, para tornar o mapa conceptual numa ferramenta que me refletisse e que me ajudasse a compreender-me melhor e a descobrir mais sobre mim, decidi iniciar um novo mapa conceptual.

Neste novo mapa, eu queria que ele fosse um espelho de mim mesma. Para tal, decidi partir do "eu" e dividi-lo nas minhas 3 grandes paixões: artes plásticas, culinária e dança. Comecei por apontar as primeiras palavras que me vinham à cabeça quando pensava nas minhas diferentes paixões. Fui criando os diversos ramos de cada uma das paixões. Posteriormente, percebi que as minhas paixões partilham ramos entre si, então, iniciei a ligação entre os ramos. No final, acabei por compreender que todas estas áreas trabalham rumo ao mesmo objetivo: a minha própria evolução rumo à felicidade.

Por fim, decidi ilustrar o meu mapa conceptual pessoal com fotografias tiradas por mim, ou fotografias de mim. Deste modo, o meu mapa reflete verbal, visual e graficamente as minhas paixões e as relações entre elas.

Como resultado final, fiquei satisfeita com este mapa conceptual pessoal, pois fui capaz de transmitir algo muito próprio de uma forma simples. O que mais me surpreendeu foi a quantidade de informação sobre mim própria que desconhecia racionalmente, mas que se encontrava guardada dentro de mim de forma inconsciente. Penso que a elaboração deste mapa teve um bom resultado final, mas, o mais importante foi o processo para a sua elaboração, pois permitiu um maior conhecimento pessoal e a utilização de ferramentas pessoais que já possuía, mas que desconhecia.


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


Blog: GetSubscribers_Widget
bottom of page