top of page
Blog: Blog2
  • Foto do escritorRita Lino

Políptico

Olá!

Nos últimos dias, tenho andado a refletir sobre a minha experiência ao longo da unidade curricular de Meios Digitais.

Depois da apresentação do Mapa Conceptual na aula, percebi que as minhas imagens não tinham de ser representativas, nem tinham de ter todas um significado específico atribuído. Apesar de essa ser a tendência natural, pois somos uma espécie que vive constantemente da comunicação (mesmo quando decidimos não comunicar, isso já é uma forma de comunicação), decidi aceitar o desafio e, tal como sugerido pelo professor, viver os momentos e saboreá-los.

Nesse mesmo dia, deixei-me levar e permiti-me sentir todos os momentos: passei por experiências de dor, de alegria, de frustração, de cansaço, de entusiasmo, de revolta, de companheirismo, de aventura, de amizade,...

Pensei, primeiramente, realizar um políptico que transmitisse a dor e os desafios que tinha enfrentado nesse mesmo dia. Realizei alguns esquemas no meu caderno de apontamentos e deixei a ideia amadurecer.

Posteriormente, percebi que, por maior que seja o impacto da dor na minha vida, é essa mesma dor que também me permite viver momentos de alegria e de amizade - mesmo em alturas negativas, podemos sempre encontrar algo positivo.

Decidi, então, elaborar uma composição visual que me fizesse lembrar essa mesma ideia. Esta composição, apesar de parecer extremamente positiva, tem um grande significado pessoal, pois remete para vários momentos da minha vida, nos quais passei, simultaneamente, por experiências de alegria e de dor.



O meu políptico não se encontra dividido em painéis, pois não é possível dividir os acontecimentos da minha vida de uma forma estanque. Tudo é um contínuo e uma sucessão de eventos fluida e encadeada, e todas as experiências têm impacto nas restantes. Deste modo, a minha composição narra uma história de eventos sucessivos, mas sem existir uma barreira fixa definida entre os mesmos.

Esta composição assemelha-se a uma pintura num mural, pois remete para o carácter de passagem do tempo e acumular de acontecimentos, tal como a sobreposição sucessiva de várias pinturas num muro que conta a história de um lugar.

Este mural, permite-me fazer uma reflexão sobre a minha própria vida e sobre o meu crescimento e, ao mesmo tempo, relembrar-me que, por mais nuvens que existam no céu, há sempre forma de fazer aparecer um arco-íris.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Blog: GetSubscribers_Widget
bottom of page